• Guilherme Abrunhosa

Vai! E se der medo, vai com medo mesmo!

A frase é um baita clichê. E segue sendo necessária pra todos nós.

Num dos podcast dessa que eu gravei recentemente o Ronaldo Fonseca me lembrou de um ótimo ponto sobre os clichês. Ele me disse o seguinte:

"Pra alguma coisa se tornar um clichê, é porque foi dita por muita gente durante muito tempo, de forma consistente. Portanto, deve ter bastante sentido."

E realmente faz sentido! Ao mesmo tempo, existem muitas coisas que ouvimos "desde sempre" e que nós tratamos como uma verdade. Algo óbvio ou que "é assim que é". Quantas vezes você ouviu o conselho “não tenha medo” ou “não precisa ter medo”? Eu certamente ouvi muitas vezes, e agora como pai, já me peguei outras tantas falando isso no automático para minhas filhas.


Me dou conta disso, porque é para mim um exercício constante e árduo de me manter atento e consciente do meu papel na vida delas. Procurando sentir se o que foi normal para mim até aqui segue fazendo sentido, ou não. E se a resposta é não, então está na hora de abrir os olhos e a mente para aprender novas formas de observar o mundo e fazer.


Sobre o tema específico do título, vamos combinar: em geral, ninguém escolhe ter medo... Sim ou não? Nós simplesmente sentimos. É uma emoção, que seja pelo motivo que for, é como o nosso corpo reage diante de algum determinado gatilho.


Dito isso, é menos sobre ter controle de não sentir uma emoção, e mais sobre a consciência de que sou EU que sinto essa emoção, e se eu não controlo a reação do meu corpo sentir essa emoção, posso aprender e ter consciência de como eu processo essa emoção. O que ela gera em mim, e qual é tendência como eu respondo a essa emoção. Não deixá-la me paralisar, e não ser passageiro do meu próprio corpo. Guiado pelo medo.


E assim se conectar com outra emoção: a coragem. Pra agir, ainda que com medo.






#artedeconversar#olharpradentro#protagonismo#serhumanoreal#autoconhecimento#propósito#escolhas#desenvolvimentopessoal#ontologia#coachingontologico#coaching#escolhasdifíceisvidafácil

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo